TeNenTe Cascavel: A volta do TNT e dos Cascavelletes!

by

André Schröder

Para o especial dessa semana, o Moderninho entrevistou a TeNenTe Cascavel, que faz seu show de estréia dia 5 no Opinião. Se o nome do grupo ainda soa meio estranho, os componentes são bem familiares: Frank Jorge, Alexandre Barea, Luiz Henrique “Tchê” Gomes, Marcio Petracco e Luciano Albo, ex-integrantes das duas bandas fundadoras do rock gaúcho. As músicas também são nossas velhas conhecidas, ou quem aqui nunca dançou ‘Cachorro louco’ enlouquecidamente ou cantou ‘Sob um céu de blues’ em uma rodinha de violão? Leia na matéria abaixo como foi nossa conversa sobre esse novo projeto, o preconceito contra bandas antigas que se reúnem, o fim do TNT e dos Cascavelletes e muito mais!

André SchröderChegamos um pouco antes do horário no estúdio do baterista Alexandre Barea, ex-Cascavelletes, e conseguimos escutar as últimas músicas do ensaio da TeNenTe Cascavel. Entre elas, uma versão quase punk de ‘O mundo é maior que o teu quarto’, sucesso radiofônico do TNT. Logo fomos simpaticamente recebidos por “Tchê” Gomes, ex-TNT, com quem havíamos feito contato. Enquanto o pessoal se posicionava para a entrevista, Frank Jorge, ex-Cascavelletes, e Marcio Petracco, ex-TNT, conversavam sobre um suposto churrasco: “Churrasco rock n’roll?”, perguntou Frank. “Não churrasco de levar filho, mulher e cachorro”, respondeu Marcio. É, the times they are a-changin’.  

Iniciamos nossa conversa falando sobre a iniciativa de formar essa nova banda para tocar os clássicos do TNT e dos Cascavelletes. “Não é uma coisa de dentro, parece que o mundo conspira para que a gente se reúna, é um acerto cósmico“, afirma Tchê Gomes, que teve que ouvir risadas dos colegas devido à expressão new age utilizada na frase. Barea completa dizendo que no seu caso o que o incentivou foi a vontade de tocar: “Centenas de vezes já tentamos reunir os Cascavelletes. Ano passado rolou um show [no aniversário da rádio Pop Rock], mas foi um parto para conseguir juntar a galera. Sempre tem um que não quer porque tá lançando disco, tá em turnê, tá na Europa. Eu, o Frank e o Albo sempre estamos afim de tocar, mas a gente ficava sem poder fazer, então essa foi uma solução até melhor. Conseguimos reunir tanto as principais músicas dos Cascavelletes quanto as do TNT“.    

André SchröderQuando perguntados sobre os planos de fazer turnê no interior e em outros estados, Tchê afirma que “a carroça pretende andar, mas a banda ainda não tem nada marcado” e Marcio completa em tom de deboche “a gente gastou muito dinheiro em ensaio, vai ter que rolar mais shows para cobrir”. O lançamento de músicas inéditas também  é uma possibilidade, apesar de não estar nos planos atuais da banda.  

Não poderíamos deixar de falar do preconceito que as bandas antigas sofrem quando resolvem voltar à ativa, afinal de contas o que mais se ouviu quando grupos como The Police, The DoorsThe Who, entre muitos outros (até as Spice Girls), se reuniram foi que os músicos estavam somente atrás da grana. Nesse momento Frank Jorge dá sua primeira declaração: “Ser músico é um trabalho profissional como qualquer outro, a gente está fazendo algo tão normal como qualquer outro grupo poderia fazer. Com CPI do Detran e roubalheiras múltiplas, não venham pirar com uns caras que se juntam para fazer um show de rock profissional!Barea completa ressaltando o profissionalismo da banda: “É óbvio que a gente gosta de dinheiro, quer ganhar dinheiro, mas em troca a gente vai dar um show de primeira qualidade, a gente não se reuniu uma semana antes pra fazer um show porcaria e juntar uns trocados para encher a cara. Estamos nos esforçando e trabalhando sério, não é um caça-níquel barato“. Sem querer, Marcio dá a deixa para o nosso próximo assunto: “Se fosse pela grana, não estariam só os parceiros, se fosse pela grana, de repente iriam estar os cantores também“.

A ausência de Flávio Basso – atual Júpiter Maçã e ex-vocalista dos Cascavelletes – na TeNenTe Cascavel até é facilmente compreendida (não sabe porquê? leia nossa entrevista com ele). Porém a falta de Charles Master, ex-vocalista do TNT que participou da reunião do grupo ocorrida em 2003, é mais questionável, já que boa parte das lendas do rock gaúcho gira em torno das desavenças entre os integrantes da banda. Sobre esse assunto, Marcio é categórico: “Não vamos ficar tornando públicas bobagens e eventuais problemas pessoais. Em princípio todos seriam bem-vindos na banda, mas a jogada aqui é uma questão de afinidade tanto musical quanto pessoal. Eu particularmente adoraria ter o Flávio aqui, mas acho que ele não tá muito nessa pilha. É importante que os caras que estão aqui estejam afim do lance como ele é”. Tchê completa: “É muito cansativo trabalhar com determinadas pessoas, não paga a questão emocional”.

André SchröderO assunto se desenvolve até que questionamos sobre os motivos pelos quais as bandas acabaram. Sobre o TNT, Marcio afirma que muitos atritos começaram a surgir depois que o grupo começou a fazer shows no sudeste: “Quando botamos a cara no eixo Rio/São Paulo, a pedreira começou a rolar e as pessoas começaram a se revelar“. Já Barea deu uma explicação mais mercadológica para o final dos Cascavelletes: “Problemas sempre existem, mas quando tá rolando show a coisa anda. No início dos anos 90 o rock nacional perdeu muito espaço para coisas como pagode, axé, sertanejo. Os anos 90 foram terríveis pro rock, foi uma década horrível. De 1990 até 1993, 80% das bandas dos anos 80 acabaram. Na época eu larguei tudo e abri uma pizzaria, porque achei que o rock tinha acabado no Brasil“. 

Mas se os problemas pessoais desgastaram o TNT e o mercado esnobou os Cascavelletes, a TeNenTe Cascavel parece estar muito bem e promete música boa e diversão no seu show de estréia. “O espírito agora é o mesmo de quando a gente tinha dezoito anos”, afirma Tchê, fazendo referência aos tempos áureos das duas bandas. “É legal ver como foi longe aquela influência, o que a gente começou quando tinha dezoito anos se transformou numa coisa que hoje é chamada de rock gaúcho, que é uma marca pra todo Brasil e que influencia bandas não só daqui”, completa Barea. Exemplos disso não faltam: Faichecleres, Identidade e Sapatos Bicolores são algumas das dezenas de bandas que revivem o som criado por esses caras nos anos 80.

Confira mais fotos da entrevista na nossa galeria.

Para quem quiser conferir o show, adiantamos que a banda está super entrosada depois de dois meses de ensaio e promete roupagens novas para algumas músicas. Abaixo segue o serviço:

Show da TeNenTe Cascavel
Data: 05/06/2008
Horário: 23h
Local: Opinião – Rua José do Patrocínio, 834 – Porto Alegre
Ingressos: Antecipados a R$ 20 nas lojas Backdoor (Shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Rua da Praia e Lindóia), pela telentrega (51) 8401-0104  ou pelo site Opinião ingressos. O preço para compra na hora do show não foi divulgado.  

Por: Elis Martini e André Schröder
Fotos: André Schröder

21 Respostas to “TeNenTe Cascavel: A volta do TNT e dos Cascavelletes!”

  1. Nico Says:

    massa! será que eles combinaram de ir de abrigo azul?

  2. Gabi Tolotti Says:

    Nico,
    “Parece que faz parte da roupagem nova”…
    Elis e Xi,
    Parabens pelo blog. Acompanho sempre…
    Beijocas
    Gabi Tolotti

  3. Barea Says:

    A versão de “o mundo é maior…”punk foi só uma brincadeira no estudio, hehe
    quanto as roupas azuis foi por acaso., nas proximas estarei de vermelho..

  4. moderninho Says:

    A versão Toy Dolls da música tava massa, Barea. Foi legal ver que vocês estão se divertindo com os ensaios.

    Gabi, que bom que tá gostando. Estamos com saudades!

    Schröder

  5. Marcio Says:

    Bricadeira nada, Barea!

    Vai ser punk, sim! Heheheeee…

  6. Ricardo Says:

    legal, e parabéns pela “chupada” do Patrola!

  7. plastic soda Says:

    Cara, teu blog é tão rídiculo como tu.
    Showzinho caça niquel pra fazer churrasquinho com a família… tss tss tss
    Esses carinhas ae só vão fazer esse show porque havia um gênio por trás deles (Flávio Basso, aquele mesmo que tu por não saber porra nenhuma de rock disse estar decadente.)
    Conselho: meu abandona essa tentativa de blog e vai fazer tricô

  8. moderninho Says:

    Grato pelos elogios, mas foi o Júpiter que disse isso dele mesmo rapaz!

    “Sim, eu estou me sentindo decadente, mas não artisticamente ou poeticamente. Eu estou me sentindo decadente enquanto pessoa. É mais um sentimento ‘intro’ que não ajuda muito”

    Além do mais, também sou muito fã dele.

    Abraços!

  9. Thiago Says:

    cara, encontrei o blog la pelas bandas do lágrima psicodélica anunciando essa matéria aqui com os caras da Tenente cascavel… achei ótimo, essa mescla de moda e rock’n roll da um “tchãn” legal nas matérias…

    Da entrevista… sem palavras para esses caras, influenciaram toda uma geração de bandas e jovens da geração 90 que pode até ter sido péssimo para as bandas rock’n roll, mas foi essa calmaria e a bem citada coqueluche “pagode, axé, sertanojo” que levaram toda uma nova geração no século XXI a se fissurarem por essas bandas que fizeram história no rock brasileiro na década de 80… E eu apoio totalmente a volta desses monstros da nossa música…

    ABração, jah esta na minha lista de feeds =D!

  10. Myrian Says:

    EU FUI NO SHOW!!

    P*E*R*F*E*I*T*O!
    FODA MESMO!!
    EU AMO ESSES CARAS!

  11. anderson riegel Says:

    fikei bem loko,depois q eu fikei sabendo q vcs vão tocar em sapiranga.boa sorte pr vcs.

  12. junior Says:

    caara to loko pra i no show em sapiranga ,vai tá phooooooda :D:D

    tá todo mundo pirado aqui esperando xega o dia do show (YY)

  13. Felipe Navarro Says:

    Eles tem é que vir pro Rio de Janeiro tocar, mostrar para a galera O QUE É ROCK N ROLL DE VERDADE!

  14. Alessandra Says:

    Show!!!!!!!!!!DEZ!!!!!!!Fui ao show ontem a noite no Opinião….vocês são demais…Obrigada por terem tido esta fantástica idéia de se unir e retornar. Vocês vão bombar…Obrigada pelo SOWSÃO…Boa Sorte. Valeu

  15. LILIANE LUCI DA SILVA Says:

    todos os shows são tri eu amo todos eles
    adoro o tche gomes.bjssss!!!

  16. Maria Cristina Says:

    Estava na ULBRA, quando colegas comentaram que teria apresentação de uma banda, uma tal de Tenente Cascavel, fui conferir, e vi que já conhecia aquelas carinhas, muito Bacana!
    Bom vê-los juntos!!! Muito Bacana!!!

  17. João Paulo Rosa Says:

    CARA SOU MUITO FÃ DAS BANDAS DOS ANOS OITENTA, PRINCIPALMENTE DE VCS AGORA JUNTOS..VAI SER O BICHO…QUANDO SAI PRIMEIRO CD….TO ANCIOSO PARA COMPRA LÓ…E ISSO AI ROCK NA VEIA…ABRAÇO SUCESSO..

  18. elton zingalli Says:

    AI LUIS HENRIQUE QUANTO TENPO EM MANO ESSA BANDA E DE MAIS SENPRE NO MESMO ESTILO ROCK AND ROOLL NA CABECA CIGAM SENPRE NESSE ESTILO PARA NAO DEIXAR O ROCK MORRER QUADO VOCES VIERAO AQUI EN VACARIA NAO DEU PRA IR VER VOCES TAVA CUIDANDO DO MEU GURISINHO QUE TEN 7 MESSES MAS JA ESTOU ESCUTANDO COM ELE AQUELES DISCOS DA ANTIGA PODI CRE MALUCO VOU ENSINAR ELE TOCAR BAIXO E MOSTRAR PARA ELE OQUE E O ROCK GAUCHO TENHA CERTESA UM ABRASO DO SEU AMIGO ELTON

  19. Maicon Torely Says:

    Bela entrevista, tenho 16 anos e ouço e toco TNT e Cascavelletes na minha banda, foi uma honra poder ver os mestres do Rock Gaúcho no palco, já que eu não sou dessa época, eles puderam dar essa oportunidade para o pessoal mais jovem(que é minoria, e eu sou dessa minoria com muito prazer), que curtem os caras!! Eu fui no segundo show deles no Opinião, ESPETACULAR!!
    Parabéns pela iniciativa Barea, Petraco, Tchê, Frank e Albo!!!
    Abraços!!

  20. Cleiton Ricardo Says:

    Gostaria de saber se realmente vai ter show nos outros estados do Sul. Aqui em Curitiba tem uma galera imensa que é fã de Cascavelletes e TNT. As músicas deles marcaram nossa turma de amigos. Quando rola um churrasco ou festa com nossa galera, é obrigatório rolar essas músicas. Tomara que eles venham para Curitiba tocar.
    Abraço.

  21. gamaus Says:

    :101:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: