Especial da Semana: O maravilhoso mundo das tatuagens

by

André Schröder

No último domingo (18.05) nos aventuramos no IVº Porto Alegre Tattoo Festival, que aconteceu no DC Navegantes e contou com stands de dezenas de estúdios de tatuagem do sul do Brasil e de São Paulo, além de lojas de roupas e acessórios para essa turminha. A competição que aconteceu no evento premiou as duas melhores tattoos em doze categorias. A da foto acima foi segundo lugar do estilo “New School“.

André SchröderSem saber muito bem o que esperar, visto que tattoo não é o nosso forte e nunca tínhamos acompanhado função semelhante, chegamos no local no momento da premiação e da exibição das melhores tatuagens feitas nos três dias de evento. É claro que não somos tão toscos a ponto de achar que algo assim poderia ganhar, mas ficamos positivamente surpresos com o tamanho, os detalhes e as referências de alguns desenhos vencedores. Um bom exemplo é o Salvador Dalí da foto ao lado, que levou o segundo lugar na categoria “Realismo” (que ironia, não?). 

André Schröder

É difícil pensar em um desenho ou frase para tatuar sem ter a certeza de que ele não irá nos enjoar ou envergonhar em pouco tempo. Tipo um amigo de um amigo nosso, que aos 16 anos sonhava em ter o rosto do Jon Bon Jovi tatuado em toda extensão das suas costas. Ao invés de ser premiado, como aconteceu com as tattos das fotos acima, primeiro e segundo lugares da categoria “Costas“, da esquerda para a direita, ele hoje certamente seria alvo de chacota toda vez que fosse para a praia. Tattoo é um “adereço” que não permite piadinhas ou coisas do tipo: definitivamente não é como usar uma camiseta da Cove. A escolha, se tu não for franguinho e remover quando perceber a bobagem que fez, é definitiva.

André SchröderBom, passando para uma abordagem mais enciclopédica, não se sabe direito como surgiu a tatuagem, mas registros arqueológicos dessa prática foram achados no Egito, no período entre 4000 a 2000 a. C.. Nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia também se marcavam em rituais religiosos. Daí que vem a origem dos desenhos tribais que algumas pessoas escolhem, como o exemplo ao lado, vencedor da modalidade “Tribal“. Na Idade Média, mas precisamente em 787, as tatuagens (e outras formas de expressão de antigas culturas) foram banidas pelo Papa por serem “coisa do diabo”. Muitas águas rolaram até que no século XVIII a tatoo perdeu seus traços tribais e voltou a ser um hábito comum na figura dos marinheiros, que geralmente exibiam imagens de âncoras, navios, gaivotas ou mulheres. Afinal de contas,  a sailor’s not a sailor ’til a sailor’s been tattooed, já diria o Irving Berlin. 
 
André Schröder

Das tatuagens dos marinheiros surgiu o estilo “Old School“, que normalmente é um desenho colorido, arredondado e sem muitos detalhes ou informações. Foi nos anos noventa que apareceu o “New School“, evolução do estilo antigo, com traços grossos e estilizados, muita cor, bem mais elementos e detalhes e influência do grafite. Exemplos legais dessa categoria podem ser encontrados aqui.

Outra grande influência nas tatuagens modernas são as histórias em quadrinhos e desenhos animados, chamados “Comics“, que ganharam uma categoria própria na premiação de domingo. Os desenhos das duas fotos acima ganharam primeiro e segundo lugar, da esquerda para a direita. Outras modalidades são “Portrait“, que é o tatuar o retrato de alguém e “Oriental“, que obviamente apresenta temas e traços característicos dos desenhos orientais. 
  
André Schröder

Confira outras tatuagens premiadas na nossa galeria de fotos.

Por André Schröder e Elis Martini.

7 Respostas to “Especial da Semana: O maravilhoso mundo das tatuagens”

  1. Leo Ponso Says:

    Massa. Invejei o Logan e o Coringa ali. Aquela Mahavishnu Orchestra também ficou muy linda.

  2. Nico Says:

    Bah. Perdi esse passeio. Dup! Perdi.
    O Tinico, um conterrâneo nosso de sorte, faz belas tatuagens em pés e paletas de belas garotas. Não sei qual a categoria dele, mas poderia ser “bom gosto”.

  3. Nico Says:

    http://www.fotolog.com/tinico

  4. everton Says:

    gostaria de faser um dragao que pegasse o braço e o peito me mandem alguns modelos de desenho abraços at

  5. pedro carlos Says:

    To escolhendo uma FENIX pra fazer nas costas..
    ainda naum fiz pois naum tenho certeza de qual FENIX vou fazer..
    se tiver uma bem bacana para as costas me mandem por favor..

    Obrigado

  6. Links de sites falando sobre tatuagens | Tatuagem | Tatuagem em Camiseta simula Tatto Real Says:

    […] Especial da Semana: O maravilhoso mundo das tatuagens « Moderninho […]

  7. aminadabe Says:

    ola amigos tenho um enorme desejo de fazer uma tatuagem
    mais gostaria que foce uma tatuagem que tenho em mente
    bem …
    sou capoeirista e tenho um apelido que as pessoas e amigos me chamam
    que é Foca , entao gostaria que minha tatuagem foce uma foca em uma base como se tivesse gingando realmente como uma pessoa
    e ja fui em alguns tatuadores de minha cidade
    e nao conseguir o que eu queria …
    por isso se alguem conseguir esse desenho para min
    eu ficaria muito grato ok felicidades a todos e um feliz 2010
    ok

    foca…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: