Alta fidelidade

by

Escrevendo o post abaixo, lembrei dos discos que costumava escutar lá pelos meus treze/quatorze anos (‘It’s a Shame About Ray’ definitivamente era um deles). Fiquei com saudade e fui procurá-los no meu armário de CD’s (que há muito tempo está inativo e só serve para guardar tralha). O resultado foi isso:

TOP 5 – DISCOS DA MINHA ADOLESCÊNCIA

It\'s a shame about RayN° 5 – Lemonheads – It’s a Shame About Ray
Até hoje considero o disco de Evan Dando e sua banda um dos grandes dos anos 90. Rockin Stroll, um rockzinho rápido e superanimado de pouco mais de um minuto, abre o disco anunciando que os próximos instantes serão de pura diversão adolescente. Clássicos (para mim eram clássicos) como The Turnpike Down, Bit Part e Alison’s Starting to Happen colorem o álbum, cujo ápice é a última faixa, Mrs. Robinson (cover de Simon & Garfunkel com um baixo muito acentuado). Lembro até hoje do dia em que vi o clipe na MTV e pensei “Uau! Isso é legal!”.  
      Freakshow
Nº 4 – Silverchair – Freakshow
Não peguei a época de Tomorrow e Israel’s Son então o Silverchair me bateu de vez quando o clipe de Abuse Me – primeiro single do Freak Show – estreou na MTV. Escutando agora o disco me parece meio piegas e pouco original (embora não seja tão cópia-descarada-de-Pearl-Jam quanto o primeiro do grupo, Frogstomp). Mesmo assim, dá para entender como as menininhas de 14 anos gostavam. Até porque o Daniel Johns é um fofo, né?  

OasisNº 3 – Oasis – (What’s the Story) Morning Glory
Dispensa apresentações. Até porque eu e metado do mundo éramos tarados por esse disco nessa época. Na verdade eu tinha até uma pasta com recortes do Oasis (e outra do Leonardo DiCaprio!) e dezenas de fitas com entrevistas e shows gravados. Embora gostasse bastante do Defenitely Maybe, acho que foi mesmo o Morning Glory que marcou minhas tardes de adolescência. Ouvi Don’t Look Back in Anger, Cast No Shadow e Champagne Supernova até enjoar.  

Mellon CollieNº 2 – Smashing Pumpkins – Mellon Collie and the Infinite Sadness
Comprei só porque vi o clipe de Tonight, Tonight e me encantei (e olha que era um disco duplo, hein? Saiu caro na Banana Records). Não poderia ter feito compra melhor, afinal de contas esse disco é presença obrigatória no ‘Top 10 – Discos dos anos 90’ de qualquer pessoa sensata. Ainda lembro de quando folheei o encarte pela primeira vez: todas aquelas gravuras coloridas, as letras em minúsculo, um disco com um rosto alegre e outro triste. Era tudo muito lindo e emocionante. Sem esquecer das músicas. Bullet With Butterfly Wings, Thirty Three (clipe mais lindo da história!) e Lily são clássicos eternos.

HoleN° 1 – Hole – Celebrity Skin
Sim, apesar de andar por aí com camiseta do Kurt Cobain, eu gostava mesmo era da viúva. O Live Through This mexeu muito comigo, mas descobri o Hole mesmo foi pelo “amado por poucos e odiado por muitos” Celebrity Skin. A faixa título abre o CD como um bombardeio de luxo junkie, e todas as outras músicas pareciam sob encomenda (e realmente deveriam ser) para meninas como eu. Considerava Awful um hino e muitas vezes me imaginei no lugar de Drew Barrymore em ‘Nunca fui Beijada’ ao ouvir Heaven Tonight. Bons tempos.   

E vocês, escutavam o que antes de ir pro colégio?   

Uma resposta to “Alta fidelidade”

  1. Drew Barrymore Celebrity Gossip | Alta fidelidade Says:

    […] Escrevendo o post abaixo, lembrei dos discos que costumava escutar lá pelos meus treze/quatorze anos ( ‘It’s a Shame About Ray’ definitivamente era um deles). Fiquei com saudade e fui procurá-los no meu armário de CD’s (que há muito tempo está inativo e só serve para guardar tralha). O resultado foi … Source: Alta fidelidade […]

Deixe uma Resposta

