When is a Fashion Ad not a Fashion Ad?

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Muito bom o artigo sobre anúncios de moda que a Cathy Horyn escreveu hoje no New York Times. Pegando o gancho dos últimos trabalhos que o fotógrafo Juergen Teller fez para o Marc Jacobs (eles são parceiros desde 2005), ela faz um pequeno histórico da publicidade de moda e fala como os fotógrafos Bruce Weber, Richard Avedon e Helmut Newton ajudaram os estilistas Calvin Klein, Gianni Versace e Yves Sanit Laurent a criarem – ou manterem – suas imagens.   

Helmut Newton / Bruce Weber

Acima: emblemática campanha de 1975 de Yves Saint Laurent, com foto de Helmut Newton, e campanha da Calvin Klein Underwear de 1983, clicada por Bruce Weber 

É inegável que as famosas campanhas de Juergen Teller ajudam muito na popularidade de Jacobs. As fotos geralmente mostram celebridades em momentos ou posições bizarras, como o diretor e roteirista Harmony Korine comendo um hamburger em um buteco, a atriz Winona Ryder – na época récem pega roubando roupas de uma loja – rodeada de pratos de comida, a diretora Sofia Coppola tirando um soninho e, talvez a mais marcante de todas, Victoria Beckham (ou melhor, suas pernas) saindo de uma sacola da marca. Para convencer a ex-Spice Girl a realizar essa foto, Teller diz que lhe falou: “fashion nowadays is all about product — bags and shoes — and you’re kind of a product yourself, aren’t you?’ She was, like, ‘Uh, yeah.’ ”

  Winona e Sofia para Marc Jacobs

Winona Ryder e Sofia Coppola para Marc Jacobs

Ainda assim, não podemos deixar de esquecer que a marca Marc Jacobs ainda tem outro diferencial: além de usar celebridades nas suas campanhas, seu próprio dono e criador também é uma celebridade de primeira grandeza. Um dos personagens mais tumultuados do mundo da moda, Jacobs já foi internado em clínicas de reabilitação, posou semi-nu para revistas masculinas (aqui e aqui) e adora publicar fotos de momentos íntimos com o namorado no seu balado MySpace pessoal. Ah, e quando aparece um tempinho entre uma festa e outra, ele ainda é diretor criativo das marcas Marc Jacobs, Marc by Marc Jacobs e Louis Vuitton.   

Veja mais anúncios da dupla Jacobs e Teller nessa galeria.

2 Respostas to “When is a Fashion Ad not a Fashion Ad?”

  1. cecilia Says:

    oi Elis

    sabe me recomendar um MUITO BOM costureiro/a? se for aqui pelo bom fim, melhor ainda.

    abracos!

    cecilia

  2. Hot or Not? « Moderninho - Especial da semana: TeNenTe Cascavel, a volta do TNT e dos Cascavelletes! Says:

    […] Não entendeu? Clica aqui. […]

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